Saturday 10 May 2014

Sábado, Londres, chuva... e bolo de chocolate!

Por qualquer motivo, ontem à noite não estava a conseguir adormecer. Acabei por ficar acordada até altas horas a assistir a vídeos no youtube. E pior de tudo, com desejo de comer algo com chocolate. Ainda pensei em me levantar e ir para a cozinha, mas achei que ia acordar o Mr. Bubbly que ia trabalhar cedo hoje, por isso decidi adiar os meus desejos de chocolate (não, não vem criança aí - pelo menos não que eu saiba) e hoje, após o meu pequeno-almoço tardio, e num dia cinzento de chuva em Londres, dei azo aos meus talentos culinários e pus em prática uma receita da Nigella Lawson que queria experimentar há algum tempo, contida no seu livro Feast - para quem não sabe sou viciada em livros de culinária (mas viciada MESMO).

Partilho convosco para que possam deliciar-se e lambuzar-se com esta tentação deliciosa de chocolate negro e cacau em dose deveras extravagante! Eu acredito que para se fazer boa comida, os ingredientes também devem ser de qualidade, por isso partilho algumas dicas em relações a marcas que prefiro. Quem não as encontrar em Portugal (o que infelizmente é provável), pode sempre verificar pela tabela de componentes se os produtos são de facto de qualidade ou não.

Bolo de chocolate old-fashioned

Ingredientes

PARA O BOLO:
 200g de farinha de trigo sem fermento;
200g de açúcar;
1 colher de chá de fermento;
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
40g de cacau de boa qualidade
(O melhor que encontrei em Londres e que uso sempre é da Green & Black's Organic);
175g de manteiga sem sal;
2 ovos grandes;
2 colheres de chá de extracto de baunilha 
(Escolhe um com qualidade, cá em Londres o melhor é da marca Nielsen-Massey);
150 ml de sour cream;
(Para quem não conseguir encontrar sour cream, este pode geralmente ser substituído por iogurte natural. De acordo com a minha pesquisa, é possível encontrá-lo em alguns hipermercados em Portugal, sob a designação de sour cream, natas azedas, ou Saure Sahne).

PARA O ICING:
75g de manteiga sem sal;
175g de chocolate preto de boa qualidade partido em pedaços
com o mínimo de 70% de cacau;
300g de açúcar em pó;
1 colher de sopa de golden syrup
(Eu uso Lyle's Golden Syrup, da Abram Lyle & Sons, que pelo que investiguei também há em Portugal. Se não encontrares, penso que poderás substituir por mel);
125ml de sour cream 
(ou de iogurte natural se não tiverem sour cream);
1 colher de chá de de extracto de baunilha.

Preparação:

Tira todos os ingredientes do frigorífico com alguma antecedência, pois não se deve utilizar ingredientes frios na confecção de bolos; estes devem encontrar-se, salvo raras excepções, à temperatura ambiente. Pré-aquece o forno a 180ºC e unta duas formas de 20cm com bases removíveis (sandwich tins) com manteiga e forra o seu fundo com papel vegetal.

Coloca todos os ingredientes do bolo num food processor (picadora) e coloca-a a funcionar até que obtenhas uma massa macia e grossa.

Divide a massa pelas duas formas, usando uma espátula de silicone e coloca as duas formas no forno, até que introduzas um palito ou pau de esparguete seco (este último é até mais aconselhável) nos bolos e este saia seco. O bolo deve demorar cerca de 35 minutos a cozer, mas deves ir verificando a partir dos 25 minutos. Também é boa ideia trocares as formas de prateleira a meio da cozedura.

Quando estiverem cozidos e a cozinha cheirar irresistivelmente a chocolate, retira os bolos do forno e coloca-os a arrefecer em cima de uma grelha de arrefecimento dentro das formas durante 10 minutos antes de os tirar da forma. Não te preocupes se os bolos tiverem o topo ligeiramente rachado, pois o icing vai tapar tudo no final (receita óptima para pessoas mais desleixadas e impacientes como eu).

Para fazer o icing, derrete a manteiga e o chocolate no microondas (verificando e mexendo com frequência) ou em banho-maria (atenção que quando derretemos algo em banho-maria, o nível da água não deve chegar à tigela, mas sim, deve estar abaixo da mesma, sem lhe tocar). Deves fazer isto devagarinho para te certificares que não queimas o chocolate, o que seria uma pena.

Enquanto o chocolate e a manteiga arrefecem um bocadinho, aproveita para peneirar o açúcar em pó para outra bacia para remover grumos de açúcar.

Adiciona o golden syrup à mistura de chocolate e baunilha, seguido do sour cream e do extracto de baunilha. Termina misturando o açúcar em pó peneirado. Se quiseres, também podes fazer isto usando o food processor. Quando terminares, podes precisar de adicionar alguma água a ferver à mistura - tudo depende se preferes o icing mais fino ou mais grosso.

Escolhe um prato para o bolo e coloca lá um dos bolos, cobre-o generosamente com o icing, e coloca o outro bolo no topo deste, repetindo o processo. Não te esqueças de cobrir também os lados do bolo com o icing. Eu pessoalmente gosto que o bolo fique com ar tosco, por isso não me dou ao trabalho de nivelar o icing e alisá-lo.



Espero que se divirtam a fazê-lo, embora desconfie que estarão ocupados a apanhar sol na praia.

:) E eu fico por cá, cheia de inveja, mas a trincar uma mega-fatia de bolo de chocolate!

Sigam-me também aqui:
Beijinhos,

A Menina dos Óculos










No comments:

Post a Comment

Leave a bubbly comment!